Direito Empresarial e Inteligência Jurídica

Fusões & Aquisições – M&A


M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, traduzindo para o português: fusões (é uma estratégia corporativa na qual duas ou mais empresas se juntam para formar uma nova empresa) e aquisições (é quando uma empresa compra o controle acionário de outra). Engano àqueles que pensam que M&A é algo apenas para grandes empresas ou que esse tipo de transação funciona apenas para grandes empresas que querem comprar empresas menores. Mas esta possibilidade não se restringe somente a esses cenários.

A visão prática para a fusão ou aquisição engloba que a transação ajuda o empreendedor a fazer melhor o que ele já faz, ou traz para a empresa um modelo de negócio que não fazia parte do seu ambiente até aquele momento.

Além deste negócio ser interessante e atrativo para grandes empresas, também pode ser interessante e atrativo para pequenas e médias empresas, podendo utilizar este recurso para alavancar seus negócios, iniciar a consolidação de mercados e atrair talentos que fazem a diferença para a empresa no médio e longo prazo.

Para dar esse passo, é preciso entender exatamente o mercado em que a sua empresa está inserida e traçar uma estratégia clara (e isso vale tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender uma empresa).

Os principais serviços prestados setor de M&A são:

Realização de Due Diligence

Planejamento, negociação, estruturação e implementação de transações de compra e venda de participações ou ativos

Planejamento tributário nas operações de M&A

Formação de associações, Joint Ventures ou alianças estratégicas